Dicas Fit Receitas

→ 11 Propriedades Medicinais do Alecrim Para a Saúde

As Propriedades Medicinais do Alecrim é a planta de mil e uma qualidades medicinais tal como o manjericão.

Alecrim é um vegetal de ramos longos, cor verde claro, folhas finas e flores de cores azulada ou branca com frutos pequenos e secos. Sua origem se dá nos solos de calcário do Mediterrâneo, em clima seco.

Por grande parte do mundo, o Alecrim cresce e é colhido dando gosto leve a chás, molhos, carnes, saladas, legumes e toda a sorte de pratos, mas ainda há diversas funções do Alecrim que o ajudam a ser um protetor da saúde humana.

Propriedades Medicinais do Alecrim

História do Alecrim

Na antiguidade, já se sabia algumas propriedades do alecrim. Na Grécia, por exemplo, estudantes elaboravam coroas de ramos com a crença de que elas ativariam a memória.

Na realidade, eles não estavam completamente errados, pois, com os avanços da ciência, a planta se mostra importante para a intelectualidade.

→ Propriedades Medicinais do Alecrim

1) Digestão

Certamente uma das funções mais conhecidas do alecrim é ser um fortalecedor dos órgãos digestórios. Isso se dá à uma rica combinações de substâncias.

Não apenas para melhorar o funcionamento intestinal, mas o alecrim serve igualmente para problemas no caminho digestivo como azia e acúmulo de gases.

Chá de alecrim logo antes ou após as refeições é uma boa opção para ajudar a digerir alimentos de lenta absorção como frituras ou carboidratos.

2) Diurético

É diurético, pois garante melhora no trabalho renal, aumento da frequência de produção de urina, reabsorção de água (boa hidratação), aceleração do metabolismo de proteínas e controle de compostos tóxicos no corpo.

3) Alivia o Estresse

Inalar o vapor feito com a infusão do óleo de alecrim é um ótimo exercício para quem sofre de depressão ou perturbações mentais com níveis altos de estresse.

Também é bom praticar a vaporização do óleo durante o dia para se manter relaxado e concentrado.

4) Combate a Fadiga

Ao mesmo tempo em que previne momentos de estresse, as inalações de óleos essenciais de alecrim ou mesmo o chá não causam lentidão. Contrariamente a isso, o cérebro se mantém ainda mais motivado que anteriormente, com disposição ideal.

5) Antifúngico e Antibacteriano

Alecrim contém o poder de eliminar várias espécies de bactérias e mesmo fungos.

Infecções na pele podem ser tratadas com o uso tópico de partes da planta no local, infecções bucais costumam ser curadas com gargarejos contendo folhas de alecrim.

6) Alivia Reumatismo

Estudos ainda avaliação ligação entre o uso do alecrim e a redução nas probabilidades de se ter reumatismo.

Contudo, compressas de folhas de alecrim podem ser utilizadas para se trazer mais conforto nos locais doloridos, pois elas atuam como analgésicos. Também alivia dores de dente.

7) Previne Contra Problemas Renais

O fortalecimento dos revestimentos dos órgãos da digestão aliado à melhora na digestão e às funções antimicrobianas fazem com que o alecrim seja capaz de prevenir problemas renais.

Alguns exemplos são pedras nos rins e gota.

8) Melhora a Circulação

Quem sofre com hipertensão (alta pressão nas vias sanguíneas) deve fazer uso tanto da aromaterapia com alecrim quanto de seu chá.

O vegetal consegue reduzir e equilibrar a passagem do sangue, tranquilizando o doente e prevenindo consequências graves.

9) Antiespasmódico

O óleo essencial possui efeito contra cólicas, dores no estômago e constipação, pois combate movimentos indevidos e dolorosos nos órgãos abdominais.

10) Promove Maior Concentração e Memória

Praticar aromaterapia de alecrim em épocas de estudo intenso pode auxiliar num bom desempenho.

As partículas que se desprendem da planta provocam no cérebro reações que aprimoram a memória e o foco.

11) Antioxidante

O alecrim é, ainda, rico em antioxidantes.

Os antioxidantes são compostos que inibem a ação dos radicais livres e, assim, retardam o envelhecimento das células, prevenindo doenças degenerativas como o Alzheimer e o Mal de Parkinson e reduzem as chances de desenvolvimento de Câncer.

Remédio Caseiro para Emagrecer Rápido (VÍDEO)

Veja Também:

→ 11 Propriedades Medicinais do Alecrim Para a Saúde
3.4 (68%) 10 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Elaine de oliveira disse:

    Adoro Alecrim, e tenho bastante no meu quintal

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.