Saúde e Bem-Estar

Depressão Pode Levar ao Suicídio! | SETEMBRO AMARELO

A Depressão Pode Levar ao Suicídio. Saiba Como Prevenir a Doença!

Depressão Pode Levar ao Suicídio e é mais comum do que você pode imaginar. Nem sempre os pedidos de socorro informais são levados a sério por pessoas próximas. “Ah, não diga besteira. Isso passa!”, é o que costumam dizer.

Com essa sentença fica decretada a falta de solidariedade ou até mesmo a ignorância no assunto. Se já havia uma predisposição a um quadro depressivo naquela pessoa que ousou pedir ‘colo’, com essa resposta nada inteligente a tendência é piorar.

Muitos fatores estão ligados ao desenvolvimento da doença, o fator genético, a má alimentação, menopausa precoce, estresse, desgaste emocional, dentre outros. É importante observar os sinais e tratar no início para que não se desenvolva uma depressão profunda.

Depressão Pode Levar ao Suicídio

Depressão Pode Levar ao Suicídio – Entenda os Sinais dos Depressivos

Os depressivos costumam se isolar, ficam mais introspectivos. Agem assim por uma defesa natural. Eles se fecham numa ‘concha interior’ aumentando ainda mais a solidão e o sentimento de abandono.

Existem remédios naturais para depressão e ansiedade, bem como os alimentos que ajudam a doença, mas existe ainda uma forma extremamente eficaz e gratuita: o desabafo. A pessoa deprimida precisa falar com alguém sobre isso.

Qualquer sinal – por menor que seja – de ideias suicidas é um pedido desesperador de socorro. Nem sempre há clareza na exposição. Até porque nem a pessoa sabe do perigo em que se encontra. Ela só sabe que está se sentindo abandonada e precisa ser ouvida.

Muitas vezes nem a família e nem os amigos têm tempo ou paciência. Acham que não é nada demais, ou que se trata de uma ‘frescura’ passageira.

Para os deprimidos, tirar a vida começa a ser um ‘projeto de vida’. Não se vê mais sentido em nada e o objetivo se torna “sair de cena”. Por um fim àquela angústia e dor que parecem ser eternas.

Se você, seu ente familiar ou amigo não se sente adequado para isso, busque socorro antes que seja tarde demais.

Políticas Públicas para Combater a Depressão

Falar ainda é a melhor solução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta claramente sobre o aumento de casos de depressão. A estimativa é que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades, credos, religiões, cor, classes sociais sofram com a doença no mundo.

A depressão é a 2ª principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Em média, a cada ano, aproximadamente 1 milhão de pessoas tiram a própria vida, o que representa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil há um registro de 10 mil, anualmente.

Tabus e Preconceitos Contribuem para a Depressão que Pode Levar ao Suicídio

A AIDS, o câncer e outras tantas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) já viveram momentos obscuros pela falta de clareza e informação.

Num esforço de conscientização, muita gente resolveu ‘botar a boca no trombone’ e falar sobre o assunto esclarecendo, conscientizando e estimulando na prevenção para reverter esse cenário tão amargo.

Devido ao tabu, houve um aumento assustador de suicídios, pelas vítimas se sentirem marginalizados pela própria doença.

Trazer a tona todas essas informações pelos órgãos competentes, família,  amigos  e especialistas é a melhor maneira de minimizar esse quadro assustador e, muitas vezes, silencioso.

Adolescente:  Um Olhar Preventivo de Depressão Que Pode Levar Ao Suicídio

A era digital isola. A impressão, muitas vezes, é a de que você constrói um mundo só para você como se não existisse mais nada além daquele seu ‘castelo virtual’.

Todo o resto passa a não ter mais importância e, de repente, você está  sendo levado também a uma compulsão que pode chegar a um quadro depressivo.

Se não tiver um olhar atento da família, que nada faz muitas vezes por não ter tempo, ou por achar que não é importante, o fim pode estar próximo.

Ficou claro recentemente o perigo do jogo virtual Baleia Azul que é praticado em comunidades fechadas de redes sociais como Facebook e Whatsapp em que os participantes, na maioria adolescentes,  são instigados a cumprir 50 tarefas que levam a morte.

Eles se sentem desafiados e levam ao pé da letra como se fosse um grande empreendimento viver aquele jogo desafiador. Caso não cumpra as tarefas como o jogo exige, ao final vem o suicídio como punição.

Olhe para o seu filho com mais atenção e escute seu coração para obter algumas respostas. Se você não tiver as respostas, simplesmente ouça. Traga para si seus anseios  e desejos para que você possa no mínimo, falar de amor a quem tanto precisa.

Depressão Pode Levar ao Suicídio

Setembro Amarelo:  Prevenção do Suicídio e as Maneiras de Ajuda

Desde 2015 que surgiram campanhas arrebatadoras,  vinculando o dia 10 de setembro como Dia Nacional de Prevenção do Suicídio (Setembro Amarelo)

São ações públicas, nas ruas, com caminhadas, passeios cíclicos, motos e abordagem corpo a corpo, para derrubar todos os possíveis tabus e ajudar a população a erguer essa bandeira de apoio.

O renomado CVV – Centro de Valorização da Vida  que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, ratifica esse apoio e qualquer pessoa pode ajudar nessa iniciativa tão nobre.

É uma lição de amor à vida e às pessoas. Ser solidário nunca é demais. Salvar uma vida é um gesto de amor.

Se dói seu pé você busca um ortopedista, se sente uma taquicardia você  vai a um cardiologista, se tem dor de dente procura um dentista. Então se a sua alma dói, tem que buscar auxílio para curar suas emoções. Lembre-se de que a depressão pode levar ao suicídio!

Se você não tem a quem procurar na família, nos amigos e não se sente a vontade, ligue para o CVV e disque 141.

Depressão Pode Levar ao Suicídio

SUICÍDIO: Sinais de Alerta e Como Ajudar | SETEMBRO AMARELO (VÍDEO)

Gostou do artigo? Veja Também:

Depressão Pode Levar ao Suicídio! | SETEMBRO AMARELO
5 (99.69%) 64 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.