Dicas Fit

Dieta Cetogênica Como Funciona – Descubra Tudo Sobre!

Veja Aqui Sobre A Dieta Cetogênica Como Funciona E Como Fazer

Dieta cetogênica como funciona e como fazer?

Quando estamos queremos emagrecer rápido, nos colocamos a disposição de qualquer modalidade que realize o sonho da barriga perfeita. Mas nem todos os métodos são viáveis para um emagrecimento saudável. Quando se trata de saúde, devemos tomar alguns cuidados com o nosso corpo!

Entretanto, se você é uma pessoa que não pratica atividade física, a dieta cetogênica é uma ótima chance de eliminar aqueles quilinhos extras que vive te incomodando.

Quem já ouviu falar sobre a dieta cetogênica, sabe que é uma dieta com baixo consumo de carboidrato e muita gordura. Ela funciona basicamente como “comer gordura, para queimar gordura!”.

Mas muitas pessoas se questionam se o aumento de gordura não vai prejudicar a saúde do corpo. Ou se vai ficar com pouca energia, consumindo pouco carboidrato.

Esse não é o maior dos problemas para realizar a dieta cetogênica. Se a gente lembrar dos homens das cavernas, lá das aulas de história, vamos recordar que eles dependiam da caça. Basicamente, sobreviviam de proteínas e gorduras! Naquela época, não existia plantações e o cultivo, logo, não era consumido o carboidrato.

A seguir, vamos descobrir como funciona o carboidrato e a gordura no corpo e entender como acontece o processo de emagrecimento com a dieta cetogênica.

Dieta Cetogênica Como Funciona E Como É Possível Emagrecer Comendo Gordura?

Dieta cetogênica como funciona o corpo no processo de emagrecimento?

O corpo humano encontra duas formas de conseguir energia, uma através do consumo de carboidratos, e a outra através do consumo de gorduras! Podemos interpretar melhor o funcionamento desse processo, pensando em uma carro.

Quando é necessário abastecer um carro, você encontra duas opções de combustível: a gasolina e o álcool. Mesmo que você acabe abastecendo com o álcool, você sabe que é a gasolina que vai fornecer mais potência para o corro.

Trazendo essa comparação para o corpo, é o carboidrato que vai potencializar o seu corpo com muita energia. E a gordura acaba sendo um tanque reserva!  Essa escolha é feita pelo o próprio corpo, que escolhe o carboidrato, pois ele prefere usar a glicose como fonte de energia.

Diferente da gordura, o carboidrato é mais fácil de ser preparado para virar fonte de energia, a gordura tem um processo mais lento de transformação. E acaba sendo rejeitada, virando aquelas “pochetes” na sua barriga!

E Como Acontece O Processo De Emagrecimento?

O normal da nossa alimentação é seguir a pirâmide alimentar, onde o carboidrato é a base, as proteínas são medianas e a gordura no topo, sugeridas em pequenas quantidades. Mas a dieta cetogênica muda totalmente os padrões da pirâmide alimentar. Veja.

Dieta cetogênica como funciona?

O método da dieta cetogênica veio para desestruturar a pirâmide alimentar e mostrar que é possível sim, emagrecer comendo gordura! Ela muda a ordem da pirâmide seguindo na seguinte sequência:

  1. Muita Gordura;
  2. Pouca Proteína;
  3. Baixo Carboidrato.

Como de costume, o corpo usa como fonte de energia a glicose presente no sangue e também fornecida pelo carboidrato. Com a escassez do carboidrato e a falta de consumo de glicose, ele vai buscar os glicogênicos musculares e no fígado, que é uma glicose reserva. Depois que o corpo gasta todos os estoques de energia, ele começa a buscar a outra forma de obter a energia.

Quando ele segue esse processo de busca, ele começa a recorrer aos corpos cetônicos. Que é produzido pela gordura localizada, presente no seu corpo. Contando exatamente 3 dias, ele entra em um processo fisiológico, chamado cetose.  É quando acontece a queimar a calorias a partir dos corpos cetônicos, a gordura!

Todos esse processo leva a perda de peso, favorecendo o emagrecimento!

Quais Os Benefícios De Uma Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica como funciona para o tratamento de epilepsia, funciona também para outros problemas neurológicos. Mas além de ser comprovada que traz melhorias para pessoas que sofrem com doenças neurais, ela é benéfica para outras áreas do corpo. Veja quais são:

  • Doenças Cardíacas;
  • Câncer;
  • Mal de Alzheimer;
  • Mal de Parkinson;
  • Síndrome de Ovários Policísticos;
  • Acnes;
  • Lesões Cerebrais.

Qualquer dos problemas citados, devem ter o acompanhamento médico. Não é recomendado a substituição do tratamento, pela a dieta cetogênica sem orientação médica.

A dieta traz melhorias, e o tratamento regular deve ser seguido conforme o médico solicitou!

O Que Comer Na Dieta Cetogênica?

Dieta cetogênica como funciona, posso comer todos alimentos que contém gorduras?

É importante que você siga a dieta com consciência e cuidado. Uma dieta de gorduras envolve as gorduras saturadas e as insaturadas. Consideradas, gorduras boas e gorduras ruins para o corpo.

Se você não seguir passo a passo de como fazer a dieta cetogênica, pode ter problemas graves de saúde, como gastrite, colesterol alto, aumento de peso e desenvolver outras doenças provocadas pela má alimentação.  

O equilíbrio é indispensável, e recomendamos que você consulte um nutricionista, se a dieta cetogênica faz parte do seu perfil. Para que não surjam riscos futuros a sua saúde.

Dentro dos alimentos que você pode comer, são:

  • Ovos;
  • Peixes e Frutos do Mar;
  • Carnes;
  • Manteigas e Creme de leite;
  • Queijos;
  • Óleo Saudável;
  • Abacate;
  • Hortaliças;
  • Temperos;
  • Nozes e Sementes;
  • Caldos de Ossos.

Para que você não tenha problemas com a dieta cetogênica como funciona, siga direitinhos os alimentos que são recomendados na listagem e não terá erros. E logo logo, verá os resultados esperados!

O Que Não Comer Na Dieta Cetogênica?

Agora que você já sabe o que comer na dieta cetogênica como funciona, precisa saber quais alimentos não comer para que o emagrecimento seja certo! Listamos alguns alimentos que você deve evitar enquanto estiver fazendo a dieta.

  • Álcool;
  • Grãos Derivados;
  • Frutas;
  • Leguminosos;
  • Tubérculos;
  • Alimentos Processados e Ricos em Açúcar;
  • Produtos “diet”.

Evite consumir os alimentos citados, que os seus resultados serão ainda melhores!

Efeitos Colaterais Provocados Pela Dieta Cetogênica

Efeitos colaterais da dieta cetogênica como funciona?

É normal que você sinta náuseas, dor de cabeça e fraqueza nos primeiros dias. Você vai mudar todo o seu hábito alimentar e consumir uma quantidade grande de gordura.

Para evitar e amenizar os efeitos colaterais, você pode iniciar uma dieta Low Carb, antes de começar a dieta cetogênica. Embora a dieta não ofereça riscos para os seguidores, até a adaptação, pode haver alguns mal estar!

Dieta Cetogênica Como Funciona (Vídeo)

Gostou Do Artigo ? Leia Também:

Dieta Cetogênica Como Funciona – Descubra Tudo Sobre!
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.