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Aprenda Como Fazer a Dieta Low Carb com Ovo

A dieta low carb vem se popularizando no mundo inteiro por conseguir fazer as pessoas perderem mais peso e ainda se manterem mais saudáveis. Porém, se criaram varias duvidas do que você pode ou não pode comer, a quantidade de cada alimento e numa dessas, o ovo surgiu mais uma vez como assunto polêmico se pode ou não pode comer. Mas afinal, podemos comer ovo na dieta low carb? Ele faz algum mal se consumido em excesso? Já ouviu falar na dieta do ovo low carb?

Primeira coisa, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como funciona a dieta low carb e o que o ovo tem a ver com isso.

Dieta do Ovo Low Carb

A Dieta Low Carb Funciona de Fato?

Sim, pesquisas comprovam que ingerir uma quantidade mínima de carboidratos é muito mais eficaz do que uma dieta com poucas quantidades de gorduras. Aumentando o consumo de proteínas, gorduras boas e fibras, notou-se que as pessoas ficavam saciadas por mais tempo e como consequência comeriam menos quantidades e com menos frequência.

Como Ocorre a Perda de Peso Nessa Dieta?

A dieta low carb permite até 100g de carboidratos diariamente e esses números são de carboidratos de baixo valor glicêmico, já que eles são a principal fonte de energia e glicose. Muita glicose no seu corpo faz os carboidratos serem estocados em forma de gordura, o que aumenta a sua massa gorda e faz você ganhar peso.

Para queimar essa gordura, seu organismo precisa de um hormônio chamado glucagon, que vai retirar essa gordura do seu tecido adiposo e jogar na corrente sanguínea para se utilizado como fonte de energia. Se você consome muitos alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, vão ocorrer vários picos de insulina no seu corpo e dificultar a liberação do glucagon. Se o seu corpo não libera o glucagon, a queima de gordura é extremamente prejudicada.

Se os carboidratos que você consumir forem de qualidade, a queima de gordura será otimizada e você conseguirá reduzir de forma grandiosa o seu IMC dentro de algumas semanas.

Porém, essa dieta pode causar alguns efeitos adversos como fraqueza, tonturas, mal estar e desmaios, principalmente nos primeiros dias, já que a sua principal fonte de energia estará sendo cortada. Por essa razão, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista na hora de iniciar, para ela conseguir atender suas necessidades e fazer a troca de alimentos caso sinta necessidades nutricionais a serem atendidas. Não pode ser feita por muito tempo também, então, siga as orientações que foram dadas.

Benefícios de Dieta Low Carb

Melhora o Seu HDL

Na dieta LC, você, reduz o número de triglicérides e aumenta o consumo de gorduras boas, que muitas vezes são ricas em ômegas e vão proporcionar o aumento do  HDL, que é o bom colesterol e responsável pela “limpeza” das veias e artérias que o LDL deposita ali. Consequentemente, ele aumentas as suas chances de não ter problemas cardiovasculares.

Baixa os Níveis de Triglicérides

Acredite, o maior aumento do nível da gordura ruim se dá pelo alto consumo de carboidratos e não as gorduras em si. Por isso, quando você reduz o consumo dos carboidratos, principalmente os de calorias vazias, os triglicerídeos vão cair e proporcionar o melhor funcionamento de uma série de órgãos e diminuir consideravelmente as chances de haver gordura hepática, fazendo o seu fígado trabalhar a todo vapor e eliminar toxinas. Esse processo pode diminuir suas chances de ter câncer futuramente.

Traz Saciedade

É isso aí, pelo alto teor de gorduras e fibras que você vai ingerir, vai conseguir ficar saciado por mais tempo. Grande parte disso se dá pelas fibras dos alimentos que você vai consumir ao longo da sua dieta. Elas em contato com o estômago, muitas vezes formam uma espécie de gel, que é capaz de trazer sensação de plenitude. Essa sensação é mandada ao cérebro que entende que você está alimentado e por isso não precisará comer por um bom tempo.

Logo, você irá comer menos vezes e perderá peso por se manter nesse ritmo.

Bye, bye gordurinhas: Carboidratos são muito calóricos e diminuindo a ingestão diária, você também vai como conseguir reduzir esses números e emagrecer com mais saúde, não apenas perdendo calorias, mas sim evitando elas também.

Alimentos que Você Pode Investir e Quais Você Deve Fugir!

Verduras e legumes

Esse são alimentos que você pode usar e abusar porque só irão somar na sua dieta. Quando for escolher, fique longe dos que tenham grandes quantidades de amido como milho, abobrinha, mandioca e feijão.

Frutas

Apesar de serem naturais e deliciosas, as frutas não são tão recomendadas na dieta low carb, pois muitas têm altos índices de carboidratos, porém, você ainda pode apostar em algumas bastante ricas em água como: Melão, melancia, morango, kiwi e acerola.

Confira aqui mais frutas que são permitidas na dieta low carb

Carnes

Se você quer consumir carnes, procure as magras e brancas como peixes e frangos, pois eles são ótimas fontes de proteína. A proteína animal ainda é melhor absorvida pelo corpo humano do que a de origem vegetal.

Bebidas

Podem ser consumidas água, chás e cafés sem açúcar. Sucos de frutas, sucos em pó e refrigerantes devem ser evitados pelo alto teor de açúcar. Iogurtes apenas os naturais e desnatados, mas, verifique no rótulo a quantidade de carboidratos antes de comprar. Lembre-se que você não deve ultrapassar suas quantidades diárias de carboidratos em apenas um alimento.

E o que não comer?  Nenhum tipo de açúcar, embutidos, enlatados e alimentos ricos em gorduras. Fique longe dos alimentos ultraprocessados.

Mas e o ovo? Onde ele entra nessa história?

Continue comigo e saiba se a dieta do ovo low carb funciona.

Conhecendo Melhor Sobre a Dieta Do Ovo Low Carb

Dieta do Ovo Low Carb

O ovo se encaixa perfeitamente na parte de proteínas e ele é um alimento muito completo pela série de benefícios que vai te proporcionar. O ovo é rico em vitaminas A, E, D e K  e outras do complexo B, como a B12 e alguns minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio e o suas proteínas. Dentre elas, a mais conhecida é a albumina.

A albumina é facilmente absorvida pelo nosso corpo e melhor ainda, o ovo é pouco calórico, então, você pode comer bastante sem pesos na consciência.

A gordura do ovo é um tipo saturado, que não irá interferir de forma direta no aumento de peso. A proteína do ovo também permite que suas células auxiliam na produção de enzimas, sendo importantes para o metabolismo, já que favorece ao transporte de oxigênio para os tecidos.

Se você precisa ganhar massa muscular, a albumina irá auxiliar você nesse processo e ainda aumentar sua satisfação e saciedade.

Por que o Ovo Vai Te Ajudar a Emagrecer?

A partir do momento em que você consome alimentos que ajudam na construção muscular, como é o caso do ovo, você estará dando ao seu corpo mais uma razão para acelerar seu metabolismo basal e assim, fazer você ter uma perda de peso mais otimizada, afinal, com ele funcionando a todo vapor, as chances de perder gordura aumentam.

O ovo é muito nutritivo, apenas duas unidades dele pela manhã são capazes de proporcionar saciedade por muitas horas, fazendo com que você coma menos vezes. Um ovo tem 6g de proteína e vale lembrar que nessa dieta, as proteínas são fundamentais.

O ovo tem vitaminas do complexo B e muitas dela agem diretamente no combate de radicais livres pois contém substâncias antioxidantes. Elas neutralizam os radicais e mandam todas as toxinas para o seu fígado eliminar. As toxinas obtidas através de uma má alimentação, poluição urbana, produtos de cabelo e remédios incham o nosso corpo e causam aquela barriga indesejada. Mas, se comer mais ovos, essas toxinas serão eliminadas e você vai desinchar rapidamente. Pode se preparar para dar adeus aos temidos pneuzinhos pois eles serão aniquilados através desta dieta do ovo low carb.

E Por Que O Ovo é Tão Queridinho na Dieta Low Carb?

Bem, agora que você descobriu todas as vantagens da dieta do ovo low carb, resta descobrir por que ele é tão requisitado. Isso é fácil! O ovo é baratinho e de fácil acesso em todo território nacional! Em alguns lugares 30 ovos podem chegar a 10 reais, isso é sinônimo de ovos para a semana inteira gastando basicamente nada, então dá para apostar sem culpa.

Receitas do Cardápio da Dieta do Ovo Low Carb

Para que a dieta funcione de maneira eficaz, é necessário estar consciente que não adianta apenas comer ovos como se não houvesse amanhã, mas, estar ligada nas quantidades e nos horários que você pode introduzir o ovo na sua vida.

Se você está com a saúde e qualidade de vida boa, sem maiores problemas, você pode ingerir até dois ovos por dia. A preferência é que eles estejam cozidos e evitar ao máximo a fritura pois o óleo de cozinha pode interferir de forma direta no seu peso e atrapalhar.

A melhor opção mesmo para o consumo é cozido, já que poche ele pode apresentar um grande risco de você contrair salmonela e adoecer e aqui nosso objetivo é apenas promover saúde e bem estar.

Sem mais delongas, vamos a dieta do ovo low carb que você precisa seguir para alcançar sua barriguinha trincada.

Café da Manhã:

  • Primeira opção: 1 copo de iogurte natural com granola + um ovo cozido + um copo de café;
  • Segunda opção: 1 copo de suco de laranja + duas torradas + um ovo mexido;
  • Terceira opção: 1 xícara de chá verde + um ovo mexido + meia fruta com chia.

Lanche da Manhã:

  • Primeira opção: 1 fruta;
  • Segunda opção: 3 biscoitos de arroz;
  • Terceira opção: Suco de uma fruta.

Almoço:

  • Primeira opção: Uma porção de rúcula com alface + tomate cereja + filé pequeno de frango;
  • Segunda opção: Uma porção média de macarrão integral + filé de peixe pequeno + molho de tomate caseiro;
  • Terceira opção: Arroz integral + alface americana com abacate + filé de bife.

Lanche:

  • Primeira opção: Um cappuccino + ovo mexido;
  • Segunda opção: Vitamina de frutas + ovo mexido;
  • Terceira opção: Copo de café com açúcar mascavo + torrada com requeijão vegano.

Jantar:

  • Primeira opção: Sopa de abóbora com frango desfiado + duas torradinhas integrais;
  • Segunda opção: Alface e agrião + cubinhos de queijo branco + couve flor + 1 colher de sopa de azeite + um pedacinho de salmão;
  • Terceira opção:  Salada de pepino com alface + filé de peixe grelhado + 1 colher de sopa de arroz integral.

É importante que se você quiser que sua dieta do ovo low carb dê certo, é bom evitar ao máximo alimentos ricos em carboidratos, por isso, verifique na tabela nutricional do alimento que você está prestes a consumir se numa porção de 100 gramas (geralmente medidas por esse valor) o quanto de carboidratos vai estar presente ali.

As quantidades diárias não devem ultrapassar 100g por dia, mas, não esqueça de que você ainda assim precisa dele para sobreviver e sem ele, você pode sobrecarregar seus rins e fígado, além de causar malefícios a sua saúde cardíaca. Por isso, não faça essa dieta, nem a dieta do ovo low carb durante muito tempo ou consulte um nutricionista para sua segurança.

Dieta do Ovo Low Carb (Vídeo)

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