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Exercícios Aeróbicos Para Idosos Hipertensos

Sem a consulta de um médico não comece nenhum exercício

Exercícios Aeróbicos Para Idosos Hipertensos
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Você sabia que e possível fazer exercicios aerobicos para idosos hipertensos ?

Quando chegamos à terceira idade, a preocupação maior passa a ser não somente o corpo esbelto.

As preocupações são outras: uma saúde plena, uma rede de amigos e uma família em união, com amor e respeito principalmente aos idosos.

Aproveitar a vida é o que em geral o idoso almeja. Mas é muito comum surgir a depressão e aquela sensação de abandono.

O contato com o outro tem que fazer parte de seu cotidiano. Mas e aqueles que apresentam alguma doença? A mais comum das  doenças dos idosos geralmente é hipertensão acompanhada ou não, de diabetes. Em alguns casos podem surgir doenças mais graves.

Atividades Aeróbicas Auxiliam Idosos Hipertensos

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Em se tratando de hipertensão, há atividades físicas aeróbicas que auxiliam na redução da pressão arterial.

Uma atividade física aeróbica, feita de maneira planejada e repetitiva ajuda na melhoria do condicionamento físico, evita o desgaste muscular com a perda de massa magra, auxilia no equilíbrio e na força motora, reativa a socialização e, por fim, regulariza o controle da pressão arterial.

Tudo isso com uma reeducação alimentar pobre em sódio para manter a saúde. As atividades aeróbicas para esses idosos hipertensos deverão sempre ser orientadas pelo médico e acompanhadas pelo profissional da área, para que não ocorram lesões, que podem ser irreversíveis.

O que Fazer Corretamente com Idosos Hipertensos

Todo exercício físico é preventivo, evitando assim que as doenças se desenvolvam. Toda atividade deverá ser de pelo menos 30 minutos por dia e em geral 3 vezes por semana.

Quando a pressão arterial estiver 160/100 ou acima, recomenda-se apenas fazer alongamento. A roupa deverá ser leve, o tênis adequado e nunca realizar atividade física de chinelo ou descalço.

Verificar a pressão arterial – P.A. antes e depois da atividade física.

Alguns Exercicios Aerobicos para Idosos Hipertensos

  • Caminhar – É o inicio de toda atividade. A caminhada deverá ser de acordo com o seu ritmo, velocidade e tônus respiratório. Cada um tem o seu. O idoso nunca deve ser comparado, pois a individualidade em todas as atividades deve ser respeitada.
  • Correr – Ou simplesmente ‘trotar’, só deverá ocorrer se o médico que cuida da hipertensão concordar, sem esforçar muito o sistema cardiorespiratório. Fique atento para fazer alongamentos antes dos exercícios.
  • Nadar – Um excelente exercício para todo sistema cardiorespiratório, facilitando assim o controle da pressão arterial.
  • Hidroginástica – Além do coletivo, da socialização, essa atividade pode gerar movimentos de toda musculatura do corpo e benéficos ao sistema cardiovascular.
  • Andar de bicicleta – Movimenta todo sistema cardiovascular, proporcionando uma redução na pressão arterial e melhora no sistema muscular e ósseo.

“O sucesso do tratamento depende de mudança
comportamental e da adesão a um plano alimentar saudável.”

 

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