Saúde

O Que Comer na Gravidez com Diabetes Gestacional

O Que Comer na Gravidez com Diabetes Gestacional é a dúvida de muitas futuras mães. Afinal, durante a gravidez as mulheres precisam redobrar a atenção com o que fazem e com o que comem.

A Diabetes gestacional pode surgir em algumas mulheres durante a gravidez. Importante mencionar que não é exclusividade apenas de mulheres obesas ou que tenham pessoas na família com a doença. Com isso, podem perceber um pouco tarde o problema e afetar o bebê.

Mudanças de hábitos e um controle alimentar ajudam a resolver a questão através de uma reeducação alimentar. O peso precisa ser ideal tanto para a mãe, quanto para o bebê que logo vai chegar.

É uma intolerância a açúcares e carboidratos, porque o pâncreas não consegue produzir insulina. Durante a gravidez, a placenta também é responsável pela produção de vários hormônios, que dificulta a ação da produção de insulina.

O Que Comer na Gravidez com Diabetes Gestacional

Controle de Peso com Diabetes Gestacional

No diabetes gestacional, os hormônios oriundos da placenta provocam este aumento da glicose no sangue e também afeta o desenvolvimento do bebê, o aumento exagerado de tamanho e peso, geralmente aparece no terceiro trimestre de uma gestação.

Pode ocorrer icterícia no nascimento, pode ser hipoglicêmico, ter problemas respiratórios e até casos de óbitos antes ou depois do nascimento, se o diabetes gestacional não for prevista.

Há especialistas que afirmam que é tendência desses ‘bebês gigantes’, se tornarem um adulto obeso e propenso a ter a doença.

Como Diagnosticar a Diabetes Gestacional

O Que Comer na Gravidez com Diabetes Gestacional

Através de exames de glicemia e tolerância à glicose, será possível saber se há diabetes gestacional. Há gestantes que logo apresentam uma visão turva e muita sede, principalmente à noite.

As mulheres propensas são: que possuem parentesco de 1º grau insulinodependente (diabético); gestação de idade avançada; diabéticas; obesidade tipo 1 em diante; ovários policísticos e sedentarismo.

A atividade física moderada, sob orientação médica, ajuda a selecionar o problema do diabetes gestacional. Poderá começar com uma caminhada de 30 minutos diariamente.

O Que Comer na Gravidez com Diabetes Gestacional

Há variados cardápios orientados por nutricionistas ou endocrinologistas para o acompanhamento. Mas a principal função é uma dieta pobre em açucares e carboidratos.

A dieta é personalizada, pois cada gestante tem suas características próprias e seu histórico. Mudança do cardápio é a ferramenta mais importante para um resultado eficaz e a prevenção da diabetes gestacional.

Deve-se evitar:

  • Cereais acompanhados e mel, pão de sal, refrigerantes, caso consuma, use o diet, porém não pode ser sempre; alguns iogurtes, massas e açucares em geral, melado, mel e xarope de sacarose.
  • Mantenha o hábito de ler o rótulo dos produtos industrializados devido a quantidade de conservantes que fazem muito mal à gestante e ao feto.
  • Não comer por dois. A quantidade ingerida pela mãe que traga a saciedade, será suficiente para ela e o bebê.
  • Consumir maiores quantidades de alimentos com fibras, para promover a saciedade e controlar melhor o nível de glicose no sangue.
  • Inserir ao cardápio os legumes e verduras, assim como os grãos, cereais integrais, como chia, linhaça e farelo de aveia.
  • As frutas devem ser consumidas com moderação, ‘ in natura’, pois sucos e vitaminas podem conter muita frutose. Não ultrapasse de 1 porção na hora em que escolher para ingerir. Suco, que seja natural, com adoçantes sem stévia. Utilize as frutas mais ácidas para sucos, pois são ricas em vitaminas C.
  • O ideal é  sempre fazer uma combinação de uma proteína com um low carb ( baixo carboidrato) : ricotas com torradas integrais, 2 fatias , ou a mesma quantidade de pão Integral; iogurte desnatado com chia ou linhaça; queijo branco com pouco sal,e biscoito integral.
  • A proteína escolhida deverá ser do tipo branca. Pelo menos duas vezes na semana terá que ingerir carne bovina, mas a de frango deverá ser sem a pele e o peixe também deverá ser incluso nessa dieta.
  • Nas principais refeições poderá conter arroz integral, feijão ou outra leguminosa, macarrão integral até duas vezes na semana, sem misturar com arroz.
  • No café da manhã deverá incluir ½ mamão papaya, pois evita a prisão de ventre. O queijo branco ou a ricota deverá ter aproximadamente 25 a 30 gramas.
  • Se optar pelo uso de chá ou leite, utilize- os sem açúcar ou adoçante sem stevia.A medida será aproximadamente 200 ml.
  • A castanha do Pará , que é rica em ômega 3, deverá ser usada no lanche da manhã, no máximo 2 unidades.
  • Aumentar a ingestão de água, no mínimo 2 litros, se não houver restrições, ou, sob orientação médica.
  • Realizar de 5 a 6 refeições diárias evitando pular alguma, caso ocorra, não faça duas seguidas juntas.

Dr. Drauzio Varella (VÍDEO)

Diabete Gestacional – Como Descobrir (VÍDEO)

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2 Comentários

  1. vivian disse:

    vou passar pra minha irmã

  2. carolina disse:

    Preciso de uma dieta .

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