Alimentos

Propriedades Medicinais do Alho e Seus Benefícios [Top 10]

Como as Propriedades Medicinais do Alho ajudam ATÉ a prevenir doenças! Saiba Como.

As propriedades medicinais do alho vão muito além do que algumas pessoas imaginam. O alho é muito conhecido como tempero em diversos alimentos.

Mesmo sendo um dos condimentos mais antigos da história, ainda não é muito conhecido pelo poder de ajudar a fortalecer a sua saúde.

Continue lendo para descobrir quais são as Propriedades Medicinais do Alho e seus 10 principais benefícios para a saúde!

propriedades medicinais do alho

Quais as Propriedades Medicinais do Alho e Seus Benefícios?

Propriedades Medicinais do Alho – Quais São?

Quando o dente de alho é esmagado/cortado, uma substância química chamada “alicina” é liberada, deixando no ar um forte aroma. A alicina faz com que o alho se transforme em um antibiótico natural, com propriedades como:

  • Antivirais;
  • Antifúngicas;
  • Antioxidantes;
  • Antibacterianas.

Assim, é um alimento poderoso para uma vida livre de vírus, fungos e bactérias…

Além de inúmeros minerais como:

  • Potássio;
  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Selênio;
  • Sódio;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Cobre.

O alho também possui as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C e E.

Por isso, é importante ir além da mitologia e saber que este incrível vegetal não só espanta vampiros como também outros diversos malefícios que prejudicam a saúde. Mas é bom ressaltar que gestantes, lactantes, pessoas com úlceras, gastrite ou outros problemas de estômago/intestino devem evitar o consumo excessivo de alho.

Propriedades Medicinais do Alho

10 Principais Benefícios do Alho

1. Previne o Câncer

Para quem tem histórico de câncer na família, é bom saber que o consumo de alho retarda as células cancerígenas.

Os principais tipos de cancros prevenidos são, de próstata, mama, pulmão, intestino, estômago e cólon por possuir inúmeros antioxidantes em sua composição.

2. Diminui a Retenção de Líquido

O alho pode ajudar a resolver um problema que muitas pessoas enfrentam: a retenção de líquidos!

Devido a presença de potássio, vitamina B, cálcio e magnésio em sua composição, ele acaba se tornando um remédio natural para a eliminação de líquido do organismo.

Estudos indicam que, bebendo bastante água, ao consumir alho por um período de 30 dias sem interrupção, a eliminação natural de líquido é facilitada!

3. Ajuda a Controlar a Diabetes

Os diabéticos podem ficar menos preocupados. O consumo de alho ajuda a regular o açúcar no sangue, aumentando o nível de insulina. Assim, ajuda a controlar a diabetes.

4. Contribui para a Perda de Peso

Pesquisas comprovam que o uso do alho pode ajudar a saciar a fome através do estímulo de uma substância presente em nosso organismo chamada leptina.

As propriedades medicinais do alho auxiliam também a acelerar o metabolismo, estimulando o sistema nervoso e liberando adrenalina. Dessa forma, o corpo queima mais calorias e a perda de peso se torna consequência.

5. Estimula o Ganho de Massa Magra

Estudos comprovam que o consumo de alho durante treinos voltados para o ganho de massa muscular foram totalmente eficazes.

Isso porque há um componente no alho que estimula a produção de testosterona e diminui a produção de cortisol (que quando alto pode trazer malefícios) mantendo assim um equilíbrio saudável para o corpo.

6. Fortalece o Sistema Imunológico

O efeito antimicrobiano do alho ajuda a combater infecções e inflamações. As defesas naturais do organismo ficam fortalecidas, não permitindo o desenvolvimento de  vírus e bactérias.

7. Melhora o Desempenho Sexual

Ricas em ômega-3, as propriedades medicinais do alho aumentam a testosterona no homem e o desejo sexual nas mulheres. Além disso, o alho possui efeito vasodilatador, resultando em um fluxo maior de sangue para os órgãos genitais.

8. Diminui a Pressão Arterial

Para hipertensos, é recomendado a combinação entre o consumo de alho e remédios com prescrição médica. Com a ajuda da alicina (uma substância presente no alho), é possível afinar a espessura do sangue, diminuindo os riscos de infartos e complicações ocasionadas pela hipertensão.

O alho sozinho não faz milagre. Por isso, os hipertensos podem utilizá-lo como ajuda… Desde que se tenha uma boa alimentação e uma estilo de vida saudável!

9. Evita problemas cardíacos

Como já mencionado aqui, o consumo de alho torna o sangue mais aquoso. Assim, as propriedades medicinais do alho contribuem para uma melhor circulação, prevenindo o entupimento das artérias, e ajudando a proteger o coração de um possível infarto.

10. Elimina fungos vaginais

Preocupação de muitas mulheres, o fungo Candida Albicans, popularmente conhecido como Candidíase pode ser eliminado com a ajuda das propriedades medicinais do alho que procuram combater os fungos.

Nesse caso, pode ser aplicado de forma externa e também diretamente em contato com a região afetada.

Propriedades Medicinais do Alho

Curiosidades sobre as Propriedades Medicinais do Alho

→ Na Idade Média, os médicos usavam uma máscara coberta de alho amassado para atender aos doentes, em especial os que tinham peste.

→ A melhor maneira de aproveitar todas as propriedades medicinais do alho é consumindo cru ou levemente cozido. Porque em temperaturas acima de 60o C, a alicina é destruída, reduzindo significativamente os benefícios do alho.

→ Os soldados da Primeira Guerra Mundial usaram alho esmagado em feridas infectadas sofridas durante a batalha.

Os Benefícios do Alho (VÍDEO)

Gostou do artigo? Leia também:

Propriedades Medicinais do Alho e Seus Benefícios [Top 10]
5 (100%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.