Saúde e Bem-Estar

Quanto Tempo Demora Para Recuperar A Flora Intestinal

‘Todas as doenças começam no intestino’

Afinal de contas, você sabe quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal?

A frase foi dita há mais de dois mil anos pelo pai da medicina moderna, o médico e filósofo grego Hipócrates, mas não levaram a sério.

Nas últimas décadas a ciência começou a admitir que o intestino devesse ser observado com respeito. A flora intestinal é tão importante que é considerada quase que um órgão.

Está comprovado que a flora intestinal influencia a saúde de forma surpreendente. Afeta o humor, interferi no peso e na capacidade de resistência a algumas doenças. Se não ocorrerem mudanças de hábitos, milagres não irão aparecer.

Analisar quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal vai depender dessa reviravolta que você vai fazer em sua vida.

Quando a flora intestinal está equilibrada ela melhora a digestão, regula o sistema imunológico e preveni doenças contra o ataque de bactérias, vírus ou compostos tóxicos.

Flora Intestinal é Protagonista de Transtornos Quando se Encontra em Desequilíbrio

Quanto Tempo Demora Para Recuperar A Flora Intestinal

Quanto Tempo Demora Para Recuperar A Flora Intestinal?

Flora intestinal conhecida como microbiota possui funções básicas para o funcionamento do organismo. Controla o gasto energético, a nutrição corporal e o equilíbrio do peso.

O corpo humano contém mais de 100 trilhões de micro-organismos só nos intestinos, cuja maioria é composta por bactérias. Temos mais bactérias que células em nosso corpo e quando surge desequilíbrio na flora intestinal, a saúde se compromete.

Déficit nas vitaminas K, D, B 12 e B 7 que são as mais absorvidas no intestino; desequilíbrio hormonal; aceleração no apetite levando ao aumento de peso, fadiga, depressão, ansiedade e confusão mental.

Surgem complicações na pele como acne e psoríase. Problemas digestivos como excesso de gases, prisão de ventre e diarreias. Aparecem hemorroidas, reumatismo e doenças inflamatórias autoimunes.

Está mais do que na hora de prestar atenção na flora intestinal. Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal vai depender única e exclusivamente de você.

Flora Intestinal Desequilibrada a Culpa é Sua!

O consumo de alimentos processados, enlatados e pobres em nutrientes, ricos em gorduras e açúcares, frituras, laxantes, uso de antibióticos, anti inflamatórios e antiácidos sem prescrição médica colaboram para o desequilíbrio da flora intestinal.

O surgimento de outras doenças que, além de baixar a resistência causam transtorno da flora intestinal (disbiose). Para evitar tudo isso vai depender acima de tudo, de uma  alimentação equilibrada. 

Outros fatores que ajudam a piorar a saúde da microbiota intestinal são as infecções crônicas, os anticoncepcionais e a falta de fibras na dieta.

Uma alimentação desbalanceada rica em carboidratos, ingestão excessiva de agrotóxicos, uso exagerado de bebidas alcoólicas, tabagismo e estresse ajudam a desandar a flora intestinal.

Todos esses hábitos é que vão determinar quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal e sua manutenção. Mude e mantenha seu novo estilo de vida.

Pré-bióticos e Probióticos Comandam o Espetáculo com Bactérias do Bem

Para recuperar a flora intestinal o ideal é uma dieta adequada à base de alimentos probióticos. Eles possuem micro-organismos benéficos ao organismo e promover o equilíbrio intestinal.

Já os alimentos pré-bióticos: carboidratos ou fibras solúveis ajudam a estimular os movimentos intestinais e atuam na consistência fecal.

As bactérias do intestino precisam da fermentação das fibras alimentares  que estão nos alimentos de origem vegetal. Alimentos pré-bióticos ricos em fibras chegam intactos no intestino. As bactérias irão fermentar e os compostos resultantes de todo esse processo vai ajudar a flora intestinal com as bactérias do bem.

A ingestão de alimentos probióticos favorece na produção do ácido lático que é responsável na reposição da flora intestinal. Inibem a colonização intestinal por bactérias que ocasionam doenças. Eliminam os gases, combatem a diarreia e a prisão de ventre.

Para melhorar a saúde e abreviar em quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal será necessário também  praticar atividades físicas e ser adepto da comida caseira qualitativa.

Mantenha a Flora Intestinal Equilibrada com Alimentos e Suplementos

Água ou sucos in natura servem para hidratar e ajudar na recuperação da flora intestinal. Alimentos fermentados como o kefir, chucrute, iogurtes, pasta de soja, picles e leite fermentados recuperam a flora.

Alimentos indicados para consumo: vegetais ricos em fibras, frutas e cereais integrais são essenciais. As fibras solúveis são as mais apropriadas para a recuperação intestinal.

Inclua na dieta: feijão, aveia, soja, linhaça, sementes de chia, chá preto, gengibre, açafrão, ervilha, lentilhas, grão de bico, banana, brócolis, nozes, abacate, abacaxi e alcachofra.

Consuma também cenoura crua, couve flor, repolho, cebola, farinha de banana verde, vinagre de maçã, ômega 3, aspargo, maçã, mamão, cebola, alho, tomate, cevada, trigo, arroz integral  e Yakult. Todos vão ajudar na recuperação da flora intestinal.

A fermentação faz aumentar as vitaminas e enzimas dos alimentos, além de deixá-los repletos de micro-organismo probióticos que auxiliam na digestão e na defesa do organismo.

Os suplementos probióticos vem em forma de cápsulas, gotas ou em pó. Esses suplementos fornecem milhões de bactérias que restabelecerão a flora intestinal. A quantidade a ser consumida, somente com o médico.  Nada de aventuras!

Os tipos mais comuns de suplementos probióticos são os lactobacillus acidophilus.  Os suplementos de glutamina também são aliados à saúde do intestino, uma vez que os aminoácidos contidos na glutamina ajudam a reconstruir a mucosa intestinal.

Quanto Tempo Demora Para Recuperar a Flora Intestinal

Nos casos simples é possível recuperar a flora intestinal em até 24 horas, seguindo uma  dieta pré-biótica e probiótica, sem esquecer da hidratação e a higiene corporal.

Nos casos de infecções, somente um médico para avaliar e solicitar os exames necessários para um diagnóstico correto.

Altere hábitos alimentares e mude costumes que prejudicam sua saúde. Jamais se automedique. Não utilize antibióticos indiscriminadamente, pois destroem a flora intestinal.

Há necessidade de uma preocupação maior na recuperação da microbiota intestinal com dois grupos: idosos e crianças. A recuperação é mais lenta e tenha como máxima que, todo cuidado é pouco nesses casos.

Quanto Tempo Demora Para Recuperar a Flora Intestinal (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também:

Quanto Tempo Demora Para Recuperar A Flora Intestinal

Quanto Tempo Demora Para Recuperar A Flora Intestinal
Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.