Saúde e Bem-Estar

O Tratamento Com Quimioterapia Engorda Ou Emagrece?

Quando alguém descobre um câncer, surgem milhares de dúvidas e questionamentos. No caso das mulheres, uma das preocupações é se vai engordar ou emagrecer durante o tratamento. É normal que na cabeça fique a certeza de ficar extremamente magro com a rotina que uma pessoa com câncer leva.

A Quimioterapia Engorda ou a Quimioterapia emagrece?

A Quimioterapia Engorda ou a Quimioterapia Emagrece?

Porém, pode parecer brincadeira, mas a quimioterapia pode engordar sim o paciente! Mais à frente, vamos explicar as 3 razões que levam o corpo a ter esse comportamento. Diante de tantos questionamentos e a vaidade, o mais importante é manter o corpo mais saudável possível!

O câncer, é uma doença delicada em todos os termos, entretanto, para as mulheres continua sendo mais difícil enfrentar. Além de ter o risco de engordar ou emagrecer, o cabelo cai e causa um abalo maior ainda. A seguir, vamos nos aprofundar mais se a quimioterapia engorda ou se a quimioterapia emagrece. Confira!

O Choque da Descoberta do Câncer!

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de um câncer, ela pode reagir de várias formas com a notícia inesperada. Ela pode achar que vai morrer, que não vai conseguir, que quimioterapia engorda, que a quimioterapia emagrece. Ou, simplesmente, aceitar e afirmar para si que vai conseguir vencer!

A Quimioterapia Engorda ou a Quimioterapia emagrece?

A Quimioterapia Engorda ou a Quimioterapia Emagrece?

Com tantas emoções envolvidas, as reações podem levar o paciente a ter algumas atitudes inconscientes, como comer muito porque acha que vai emagrecer demais, ou não come por causa da ansiedade. Tanto uma quanto a outra, vai apresentar mudanças no corpo e principalmente no peso. Contudo, existem mais 3 causas que podem reverter o quadro do peso da pessoa.

Veja Como a Quimioterapia Engorda

Os corticoides usados para o enjoo e náuseas, causam inchaços, retenção de líquido e aumenta o apetite. Assim, a pessoa vai ter um ganho considerável de peso. Ela pode tentar se controlar, mas vai ser um pouco difícil manter as emoções estáveis e comer, pode ser um refúgio!

É normal que depois do tratamento o paciente esteja pesando mais que o normal! Mas depois que tudo se estabilizar, ele pode tentar uma dieta nutricional e recuperar o seu corpo de antes.

A Preocupação Favorece o Ganho do Peso

O estado emocional do paciente pode ter uma grande influência no ganho de peso durante a quimioterapia. A preocupação, a ansiedade, o estresse, causa uma certa compulsão alimentar. Dessa forma, vai existir uma exagero ao se alimentar.

Controle dos Hormônios

No caso de câncer de mama, remédios para controlar os hormônios desenvolve um hipotireoidismo e desacelerar o metabolismo. O hipotireoidismo causa o ganho de peso e pode deixar o paciente com mais peso que o normal.

Prevenção Durante a Quimioterapia para não Engordar ou Emagrecer Demais!

Já vimos que a quimioterapia engorda, porém, existem algumas formas de manter a forma durante o tratamento. Assim a quimioterapia emagrece e estabiliza o peso durante todo o processo.

Comece primeiro com uma refeição balanceada. O paciente não pode ficar sem comer durante o tratamento, mas pode pedir a ajuda de um nutricionista para receitar uma alimentação mais saudável e que vá manter o peso normal, sem ganhos e nem perda!

Pratique atividade física, o paciente não pode fazer muito esforço, mas pode praticar algumas atividades diárias que vão deixar o corpo mais disposto e ativo. Procure atividades físicas, como andar de bicicleta, caminhar, subir escadas, arrumar a casa, dançar, encontrar os amigos e escolher qual a melhor forma de exercitar o corpo no estado que se encontra.

Dependendo do caso, se o paciente se sentir bem, pode praticar musculação com o acompanhamento de um profissional. Ou se o paciente já mantém uma vida de musculação, ela pode continuar as suas atividades normais. Só precisa pegar mais leve durante o tratamento.

Quimioterapia Engorda (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

O Tratamento Com Quimioterapia Engorda Ou Emagrece?
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.