Saúde e Bem-Estar

Treinamento De Força Para Idosos

Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças…

Treinamento De Força Para Idosos? Poucos movimentos, mas se forem bem feitos, realizados de forma correta, valem por muitas horas de exercício.

Respeitar o ritmo do idoso e promover novas inspirações para sua vida, poderá trazer benefícios com um treinamento de força.

Com o passar dos anos há uma diminuição das capacidades funcionais e aptidões físicas, da massa muscular e óssea, elasticidade e flexibilidade, chegando a atingir declínios de 30% após os 60 anos e, mais, o aumento de peso corporal.

Treinamento De Força Para Idosos

Perigos No Treinamento De Força Para Idosos

Os membros inferiores perdem a força que acabam sendo a principal causa pela incidência de quedas em idosos. De cada 3 idosos vítima de queda, 1 morre em decorrência das conseqüências.

Um programa de treinamento com pesos deve ser estimulado, para que essa população cada vez mais crescente, tenha melhor qualidade de vida, com apoio das novas tecnologias, imunizações e combate às doenças crônicas degenerativas.

Isso pode ser adquirido pela prática de atividades físicas, com a convivência familiar, social (amizades) e uma alimentação saudável.

Solidão e depressão perdem espaço…

Benefícios E Riscos Do Treinamento De Força Para Idosos

O treinamento de força é indicado como uma excelente maneira de conservação da saúde para esses idosos, que querem e podem viver mais.

Surgem melhorias no sistema circulatório e uma fixação de cálcio nos ossos; controle da pressão arterial e glicêmico; função respiratória; equilíbrio e aumento da massa muscular e óssea.

Antes do início de uma atividade física é necessário que se faça uma avaliação clinica, para evitar surpresas desagradáveis.

Aumentar a força muscular nem sempre melhora a performance de tarefas funcionais. Atividades do dia a dia, como caminhar carregando objetos, levantar de uma cama ou de uma cadeira e ter alguma ocupação fará com que aquela pessoa se sinta útil. Fará bem ao corpo e a alma.

Treinamento De Força Para Idosos Como Seria?

Mitos caíram por terra e há um comprovado rendimento para os idosos.

Apresentam ganhos na força muscular e até hipertrofia que visam desenvolver a capacidade física de força, aumento do músculo e a gordura que diminui.

Pode ser chamado também de treinamento de carga, onde se trabalha grupos de músculos por um período de tempo, aumentando a resistência e a força.

Elástico nas pernas e braços – dá resistência muscular;

Musculação com halteres ou máquinas – grupos musculares que formam massa magra e óssea;

Exercícios de agachamento sem carga – músculos da perna para aumentar flexibilidade e resistência muscular;

Flexões de braços – força muscular dos músculos dos braços, aumentando a resistência.

Recomendado três vezes por semana, para evitar sobrecarga na musculatura, sempre acompanhado de um profissional e avaliação médica.

Longevidade combina com limites respeitados.

Treinamento De Força Para Idosos (Vídeo)

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